Lição 9 – A Justiça Sabática

1

A lição e a tirinha desta semana nos fazem refletir sobre os aspectos social e ambiental da guarda do sábado. Ao falar do descanso, o mandamento menciona até mesmo os animais (Êx 20:8-11). Ou seja, o cuidado que Adão e Eva deveriam ter com a criação foi para além das portas do Éden, permanecendo mesmo no mundo de pecado.

Na verdade, há vários textos bíblicos que nos permitem construir uma teologia da criação ou do meio ambiente. Em diversas partes da Bíblia Sagrada Deus nos convida a assumir o cuidado da natureza e dos seres vivos. Trata-se de uma questão de mordomia cristã.

Os adventistas têm na Bíblia e nos escritos de Ellen White o suficiente para entender que precisam ajudar na preservação do planeta até a volta de Jesus. Não precisam apelar para teologias e filosofias estranhas que tratam a Terra como uma entidade viva/consciente, a la panteísmo ou panenteísmo neopagão.

Os cristãos bíblicos sabem que não poderão SALVAR o planeta, pois Deus mesmo disse que vai destruí-lo para, depois de mil anos após a volta de Jesus, recriá-lo (2Pe 3:10, 11; Ap 20 e 21). Mas podem e devem PRESERVÁ-LO nas melhores condições possíveis até o fim – exatamente como devemos fazer com o nosso corpo, por exemplo.

Portanto, o sábado tem, sim, uma dimensão social e ecológica, que deve ser, como tudo o mais, regida, orientada e motivada pelos princípios e pelas verdades contidas na Bíblia, nossa regra de fé e prática.

Compartilhar.

Sobre o autor

Pastor, jornalista, editor da revista Vida e Saúde e editor associado da ComTexto

1 comentário

  1. Pra onde foi estudo da lição passada .
    E ainda não publicaram a lição hoje.
    Tem que acompanhar a atualização do adultos .
    Doda Semana tem .
    ?

Deixe um comentário