Lição 3 – O valor do exterior?

0

A tirinha desta semana tem por objetivo nos fazer pensar um pouco sobre duas coisas boas: uma bela aparência por fora, mas também por dentro.

Uma boa aparência pode ser bastante favorável. Não podemos negar que somos, em algum grau, impactados pelo modo como alguém se apresenta (independentemente de elaborarmos algum juízo de valor imediato ou não). Gostamos do que é belo, do que cheira bem, por exemplo.

Por outro lado, isso não é o bastante para sustentar relações em longo prazo. Você já deve ter conhecido ótimas pessoas, bonitas, simpáticas, bem vestidas, que, num primeiro contato, tiveram grande poder de atração. Contudo, com o passar do tempo, você percebe que é impossível manter qualquer vínculo mais duradouro.

Isso acontece porque a beleza externa é apenas um recurso para aproximação, não é algo que vem de dentro para fora.

Do mesmo modo, pode acontecer o contrário. Talvez alguém não tão chamativo pelo exterior acaba deixando marcas extremamente positivas. Por isso, você a escolhe para estar em sua vida, afinal você não poderia deixar escapar uma pessoa tão virtuosa.

Acontece que Tiago nos chama para um nível de conversa muito mais desafiador. É como se ele dissesse assim: O que você acha de dar um upgrade na sua vida, enchendo-a do poder da coerência?

Talvez até estejamos confortáveis com o que somos e com o que aparentamos ser. No entanto, a Bíblia sempre nos motiva a alçar voos mais altos. Nesta semana, você vai ser convidado a exteriorizar o que está dentro, a cultivar a sincronia com a vontade de Deus por meio da comunhão e da experiência do relacionamento diário com Jesus.

Tiago está dizendo com todas as letras que a gente deve partir da teoria para a prática. O discurso piedoso é importante, mas a verdadeira religião demanda ações.

Já não há mais tempo para propaganda enganosa. Está na hora de a gente aparentar ser e ser realmente.

Sucesso!

Compartilhar.

Sobre o autor

Avatar

Jornalista, editora da ComTexto. Mestre em ciência e pós-graduada em Teologia

Deixe um comentário