Lição 2 – A Mensagem de Hebreus

4

Quando se atribui a Jesus o fato de que Ele “pode salvar completamente”, em que lugar você se encaixa? Normalmente, gostamos de falar que Jesus salva e realiza milagres em vidas despedaçadas. E isso é verdade. Contudo, jamais podemos nos esquecer de que uma dessas vidas é a nossa. Como assim?

Bem, ainda que sejamos bons religiosos e ainda que realmente tenhamos um coração voltado para as coisas espirituais, não podemos jamais esquecer que Jesus fez o impossível pela nossa salvação individual. É isso mesmo! Jesus pode salvar completamente a todos, pois Ele é ministro no Céu e na Terra.

Jesus é Aquele mediador de conflitos infalível. Mas, considerando a gravidade do caso, Ele precisou entregar a própria vida para nos reconciliar com o Pai. É graças a cada fase do ministério de Cristo que hoje temos acesso a Deus, sendo chamados, por meio Dele, de filhos.

É por isso que é tão importante o estudo da Carta aos Hebreus. Logo nos primeiros capítulos, alguns pontos se destacam na cerimônia de entronização de Jesus. Primeiro, Deus adota Jesus como Seu Filho real (Hb 1:5). Em segundo lugar, apresenta o Filho à corte celestial, que O adora (v. 6, 8), enquanto proclama o governo eterno do Filho (v. 8-12). Terceiro, Deus entroniza o Filho – a atribuição de poder propriamente dita (v. 13, 14).
A partir de então temos a confiança plena de que não somente Seu sacrifício foi aceito, mas de que mediante a ele, há esperança para o pior dos pecadores, a começar por mim, a começar por você.

Precisamos guardar isso sempre em mente. Só assim conseguiremos avançar firmemente mesmo diante das provações. Paulo fez questão de enfatizar aos hebreus a necessidade de guardar a fé, pois se formos tentados, temos Alguém que entende: “Porque, tendo em vista o que ele mesmo sofreu quando tentado, ele é capaz de socorrer aqueles que também estão sendo tentados” (Hebreus 2:18).

Sendo assim, O apóstolo lembrou a eles (e a nós) que as promessas de Deus serão cumpridas por meio de Jesus, que está sentado à direita do Pai e em breve nos levará para casa. Nesse meio tempo, Jesus faz a mediação das bênçãos do Pai para nós. Portanto, precisamos guardar firme nossa fé até o fim.

Compartilhar.

Sobre o autor

Avatar

Jornalista, editora da ComTexto. Mestre em ciência e pós-graduada em Teologia

4 Comentários

  1. Avatar

    Sinto falta de ter respostas ou pelo menos o inicio de uma discussão das perguntas que vem esporadicamente entronizadas na lição, nos box pretos (“Pense” ”Discuta em classe”). A pergunta as vezes é tão densa ao ponto de não ter ideia da resposta e ficar com apenas mais uma dúvida :(:.

Deixe um comentário