Lição 11 – Autor e Consumador da Fé

0

O capítulo 11 de Hebreus é também conhecido como Galeria dos Heróis da Fé. Ali estão listados os nomes de homens e mulheres que andaram com Deus aqui na Terra, mas viveram com os olhos no Céu. Entre eles há pessoas que cometeram graves pecados e falharam vergonhosamente na vida. O fato de serem, mesmo assim, considerados heróis revela duas coisas básicas: (1) a Bíblia é um relato fidedigno que não mascara as falhas de seus personagens e autores; (2) há esperança para todo pecador arrependido que deseja estar no Céu um dia com Deus e todos os remidos.

Esses heróis imperfeitos tinham algo em comum: a fé. Mas o que é fé? A definição bíblica mais simples e direta é: “…certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se veem (Hb 11:1). Certeza e convicção. Certeza da salvação agora, pelos méritos de Jesus, e convicção e esperança da salvação definitiva por ocasião da segunda vinda de Cristo. Mesmo essa fé pela qual somos salvos não vem de nós, é obra do autor e consumador dela (Hb 12:2). Quanto mais nos relacionamos com o Senhor, mais nossa confiança Nele se fortalece – e fé é confiança.

As pessoas listadas na galeria de Hebreus 11 aprenderam a confiar em Deus e a desconfiar de si mesmas. Por isso foram vencedoras. Ainda há vaga nessa galeria…

Compartilhar.

Sobre o autor

Avatar

Pastor, jornalista, editor da revista Vida e Saúde e editor associado da ComTexto

Deixe um comentário