Lição 4 – Jesus, nosso irmão fiel

1

Tinha que ser assim – Jesus, apesar de divino, fez-Se totalmente humano. Desse modo, Ele Se fez igual, apesar de diferente.

Realmente, para nós, a manifestação de Deus em carne e osso é algo que foge ao entendimento. Como Aquele que é a própria vida pôde caber em um simples corpo humano? Jamais poderemos entender tamanha humilhação! O princípio e o fim voluntariamente Se coloca na condição mais vulnerável possível a fim de entender nossa real condição, e, a partir daí, defender-nos com total propriedade.

Sim! Jesus é o nosso maravilhoso Irmão mais velho. Isso não indica apenas Seu amor pela raça caída, mas também o amor de Deus o Pai. A apresentação de Jesus como um Irmão fiel e misericordioso é retratada em Sua descrição como a manifestação final do Deus criador e eterno (Hb 1:1-4).

Aqui está o fundamento do plano da salvação e nossa única esperança de vida eterna. Hebreus diz que Jesus foi feito como Seus irmãos “em todas as coisas” (Hb 2:17), o que significa que Ele Se tornou “plenamente humano” (New International Version); era verdadeiramente um de nós. E como humano Jesus Se subordinou em obediência aos pais, tendo que aprender com eles valores e princípios.

É sobre isso que Hebreus fala quando aponta que era necessário, porém, que Deus “aperfeiçoasse” pelo sofrimento o próprio Jesus (Hb 2:10; veja também Hb 2:17, 18; 5:8, 9). Hebreus explica que Jesus passou por um processo de “aperfeiçoamento” no sentido de que Ele teria de ser equipado para ser nosso Salvador.

Jesus foi “aperfeiçoado” por meio de sofrimentos a fim de Se tornar o Autor de nossa salvação (Hb 2:10). Como Deus, Ele pode nos julgar; mas, por causa de Seu sacrifício, também pode nos salvar. A Majestade do Céu aceitou a causa humana.

Ele “aprendeu” a obediência porque nunca a havia experimentado antes. Sendo Deus, a quem Ele precisava obedecer? Jesus não progrediu da desobediência à obediência, mas da soberania e domínio (no Céu) à submissão e obediência (na Terra).

O exaltado Filho de Deus Se tornou o obediente Filho do Homem.
Jesus é o pioneiro da corrida no sentido de que Ele corre à frente dos cristãos.

“Assumindo a humanidade, Cristo tomou a parte de todo ser humano. Ele era o Cabeça da humanidade. Como Ser divino e humano, com Seu longo braço humano podia envolver a humanidade, enquanto com Seu braço divino podia alcançar o trono do Infinito” (Ellen G. White, Mensagens Escolhidas, v. 1, p. 252, 253).

Compartilhar.

Sobre o autor

Avatar

Jornalista, editora da ComTexto. Mestre em ciência e pós-graduada em Teologia

1 comentário

  1. Avatar
    Amade Estefen Sotaria em

    Sou Feliz por Saber que O Ungido de Deus,fei-se homem(Hb2:14-15) pra que pudesse me comprar das trevas (Rm:6:6),sendo eu indigno(Rm:3:9,10-18). Louvado seja o Nosso Senhor Jesus Cristo pra Todo Sempre. Amém!
    Por favor pečo as vossas orações pra que eu possa fazer parte do povo remanescente de Deus(Rm:9:27),em minhas atitudes,fala,convivio na Comunidade… Por favor!

Deixe um comentário