A tirinha desta semana relembra um grande movimento chamado Black Lives Matter, que teve início após a morte de George Floyd, pela polícia, nos Estados Unidos. Acontece que após esse movimento, surgiram outras expressões que defendiam que toda vida importa, independentemente de nacionalidade, cor, etnia.
Na contramão da seriedade do tema, surgiram também algumas sátiras como “vidas solteiras importam”, especialmente em comentários de postagens românticas.
Partindo dessas versões, a tirinha desta semana quis valorizar as “vidas desequilibradas”, afinal de contas, estamos no Brasil, o país mais ansioso do mundo.
Brincadeiras à parte, precisamos entender a seriedade do que está em jogo quando falamos de saúde mental. Como saber se você está interpretando corretamente a realidade do mundo e da sua própria vida? Como saber se suas atitudes estão sendo resultado de distorções cognitivas? Como alcançar a mente de Cristo quando estamos com essa mente fragilizada ou adoecida?
Essas são questões muito sérias que precisam ser consideradas. Qual foi a última vez em que você considerou proteger sua mente? E de que modo fez isso?
Aqui vai uma dica: sempre que um pensamento tóxico ou mentiroso sobre você mesmo o assediar, busque submetê-lo ao princípio de tudo o que é verdadeiro. Utilize Filipenses 4:8 para confrontar os falsos e maus pensamentos. Além disso, jamais se esqueça de que tudo podemos Naquele que nos fortalece.
Contudo, não podemos nos esquecer de que a vida e as promessas espirituais são parte da saúde integral. Precisamos, portanto, buscar ajuda profissional quando a carga mental está acima do que podemos suportar. Devemos combinar o poder divino com o esforço humano, e isso inclui os recursos disponíveis, seja na igreja, na ciência ou na comunidade.
Sendo assim, se você se identifica com uma “mente desequilibrada”, saiba que você também importa. Peça ajuda!