Lição 8 – Produzindo frutos

0

“José é um ramo frutífero, ramo frutífero junto à fonte; seus galhos se estendem sobre o muro.” Gênesis 49:22

“Porque a vinha do Senhor dos Exércitos é a casa de Israel, e os homens de Judá são a planta preferida do Senhor. Este esperava retidão, mas eis aí opressão; esperava justiça, mas eis aí clamor por causa da injustiça.” Isaías 5:7

“Serei para Israel como orvalho; ele florescerá como o lírio e lançará as suas raízes como o cedro do Líbano. Os seus ramos se estenderão, o seu esplendor será como o da oliveira, e a sua fragrância, como a do cedro do Líbano. Os que se assentavam à sua sombra voltarão; serão vivificados como o trigo e florescerão como a videira; a sua fama será como a do vinho do Líbano. Ó Efraim, que tenho Eu a ver com os ídolos? Sou Eu que ouço as suas orações e cuido de você! Eu sou como o cipreste verde; de Mim procede o seu fruto.” Oseias 14:5-8

O símbolo da árvore e dos frutos é bastante comum na Bíblia, e foi usado também por Jesus no Novo Testamento. Em alguns textos, Israel é comparado à árvore, da qual Deus espera frutos e sombra para os povos que desejam aninhar-se sob suas folhas. Deus deseja que Seu reino se espraie pelo mundo, alcançando os famintos de todas as nações e oferecendo-lhes o fruto da salvação, da paz, da justiça.

Infelizmente, Israel (e a igreja, em muitos momentos e circunstâncias) não correspondeu aos anseios do Jardineiro todo-poderoso. Ele queria frutos, mas encontrou galhos secos, de modo que, aos Seus olhos, a árvore se tornou inútil. Com paciência, Ele ainda aguarda alguma reação da árvore.

Nesta semana, ao estudar a lição, pense em você como a árvore de Deus. Que frutos Ele espera ver em sua vida? Como é possível produzir esse fruto? A árvore produz quando tem raízes profundas e nutriente suficiente e adequado. Na sua vida, espiritualmente falando, o que representam as raízes e que nutrientes são esses?

Dê uma boa olhada na ilustração da lição desta semana e estude os textos com oração e espírito de entrega. Deus quer fazer de você uma árvore frondosa, cheia de bons frutos para abençoar os que estão ao seu redor.

Compartilhar.

Sobre o autor

Jornalista, editora da ComTexto. Mestre em ciência e pós-graduada em Teologia

Deixe um comentário