O que você conhece da história da Igreja Adventista do Sétimo Dia? Se você ainda não sabe como ela foi organizada e como é seu funcionamento nos dias de hoje, seria interessante buscar saber. A começar pelos pioneiros, é bastante comovente observar como eles usaram todos os recursos disponíveis de sua época para continuar pregando sobre o breve retorno de Jesus.
Apesar de terem recém passado por uma decepção, que se tornou um tipo de vexame social, eles se reergueram emocional e espiritualmente e seguiram proclamando a verdade.
Há relatos bem tocantes, como o da tirinha, em que Tiago White, portando uma maleta emprestada, andou 13 km a pé com algumas cópias de “A Verdade Presente”, a fim de postá-las no correio. Muitas vezes, eles usaram o último centavo para produzir mais material evangelístico, contando com a providência divina para maior alcance e distribuição.
Mesmo com dores e bastante idosa, viúva e sem dois filhos (levados pela morte), Ellen G. White se levantava toda madrugada para escrever conforme suas forças lhe permitiam.
Nunca foi fácil. Mas, hoje, temos abundância! Não desperdicemos aquilo que foi construído com tanta abnegação, fé e suor.
Hoje, olhamos para uma igreja robusta, com centros universitários, hospitais, spas, redes de comunicação (rádio, web e TV), editoras, uma rede educacional que não para de crescer e milhares de igrejas e prédios construídos. É maravilhoso, não é? Mas nada surge grande. A fidelidade dos precursores fez toda diferença no que colhemos hoje em dia.
O projeto de Deus, apesar das falhas humanas, era tornar Sua igreja forte e atuante. E deu certo! Contudo, a expansão da igreja na Terra jamais foi ou será um fim em si mesmo. Ela, em suas muitas vertentes, é apenas um meio a mais que Deus deseja usar para levar o pecador ao arrependimento, para que ande em novidade de vida e O aguarde nas nuvens dos Céus.
E como foguete não tem ré, Jesus deseja levar a igreja para morar com Ele, por isso, lembre-se: nós somos parte da igreja da Cristo!