Lição 3: Tempo de transição | Sucessor

0

O revezamento 4×100 é uma corrida em que quatro atletas se alternam carregando um bastão até a linha de chegada. Nas Olimpíadas de 2024, na França, pela primeira vez em 20 anos, a equipe masculina da Jamaica não chegou à final por causa de falhas nas trocas de bastão. Esse episódio mostrou como uma má transição pode comprometer todo o esforço da equipe.

Na Bíblia, porém, encontramos o exemplo de uma passagem bem-sucedida de liderança. Moisés, que guiou o povo de Israel para fora do Egito, passou o “bastão” a Josué, com a missão de levá-los à Terra Prometida. Moisés cumpriu sua parte, mas não recebeu a “medalha” às portas de Canaã por ter usado o bastão de maneira incorreta em Meribá, quando feriu a rocha. Coube a Josué a responsabilidade de concluir a “corrida”.

O que foi necessário ao jovem líder para desempenhar bem sua missão? Antes de tudo, seguir o “manual da prova”. A Lei que Deus havia dado a Moisés deveria orientar não apenas Josué, mas toda a nação em sua nova jornada.

Como um pai que orienta o filho, Deus pediu a Josué que fosse forte e corajoso, fazendo da Lei seu GPS constante. Ele não deveria se desviar dela, nem para a direita nem para a esquerda; deveria meditar nela dia e noite, guardá-la no coração e praticar tudo o que nela estava escrito, pois disso dependeria seu sucesso.

Falar, meditar e praticar: esses foram os verbos norteadores da vida de Josué. Sem esse “manual de corrida”, a liderança do sucessor de Moisés teria sido um fracasso. Da mesma forma, Deus nos deixou Sua Palavra para guiar nossa jornada em direção à Canaã celestial. Devemos estudá-la e, acima de tudo, obedecê-la.

Ellen White escreveu: “Jesus, o Redentor do mundo, ordena que as pessoas não só leiam, mas examinem as Escrituras. É-nos confiada essa grande e importante obra, e, se a fizermos, seremos muito beneficiados, pois a obediência às ordens de Cristo não ficará sem recompensa” (Mensagens aos Jovens [CPB, 2021], p. 166, 167).

Quer ter sucesso em sua “corrida”? Deseja chegar em paz à Cana

Compartilhar.

Sobre o autor

Deixe um comentário