Mateus 7:21-27 traz uma lição valiosa sobre a importância de construir nossa vida sobre alicerce sólido. Jesus conta a história de dois construtores: um sábio, que edificou sua casa sobre a rocha, e outro imprudente, que construiu sobre a areia. Quando vieram as chuvas e os ventos fortes, apenas a casa com bons fundamentos permaneceu de pé.
Essa passagem faz lembrar da clássica história infantil dos três porquinhos. Cada porquinho escolheu um tipo de material para construir sua casa. O primeiro, com pressa e sem planejamento, usou palha; o segundo, um pouco mais cuidadoso, escolheu madeira; já o terceiro, sendo o mais prudente, construiu sua casa com tijolos. Quando o lobo apareceu e começou a soprar, as casas de palha e madeira não resistiram, mas a casa de tijolos ficou firme.
Agora, imagine o lobo como as dificuldades e os desafios da vida – os problemas que vêm nos sacudir. Da mesma forma que nem mil lobos poderiam derrubar a casa construída com tijolos, nossa vida, quando alicerçada sobre algo firme, não é facilmente abalada.
Jesus é essa Rocha. Quando escolhemos construir nossa vida sobre Ele, estamos garantindo que, diante das tempestades, não seremos derrubados. Mas, se confiarmos em filosofias passageiras ou nas forças humanas, isso será como construir sobre areia e com palha – uma base frágil que não suporta os desafios.
Todos nós estamos constantemente construindo nosso caráter, nossas escolhas e nosso futuro. A grande questão é: Em que base estamos edificando tudo isso?
Se construirmos sobre a Rocha que é Jesus, nosso alicerce será seguro, forte, inabalável. Façamos a escolha sábia e nos firmemos Nele, pois, mesmo que venham as tempestades, nossa casa permanecerá de pé.