Lição 12: Quando Deus desaparece | Êxodo

0

Moisés subiu ao Monte Sinai para se encontrar com Deus, mas não voltou em poucas horas. O povo interpretou aquela espera necessária como um atraso, ou até mesmo um abandono. Enquanto o líder subia para receber os Dez Mandamentos, o povo se afastava Daquele que estava prestes a entregar a Sua Lei (Êx 24; Dt 9).

Esse episódio evidencia que, mesmo quando não conseguimos enxergar as ações de Deus, é preciso continuar acreditando. Devemos confiar no Senhor e aprender a esperar. Embora enfrentemos frustrações durante esse tempo, assim como os israelitas, não devemos criar ídolos para substituir o verdadeiro Deus.

Naquela ocasião, Moisés era o mediador diante do Senhor (Êx 32:31,32), e foi graças à sua intercessão que o povo foi poupado, mesmo com os levitas executando aqueles que insistiram na rebelião.
A confiança quebrada é algo muito difícil de restaurar. No entanto, ao refletirmos sobre o amor do nosso Pai, percebemos que o plano da salvação, estabelecido antes mesmo da criação do mundo, garante a restauração da confiança e a preservação do relacionamento entre o Senhor e a humanidade.

Devemos aprender com o erro dos israelitas e assim evitar repetir os mesmos passos. Afinal, continuamos aguardando a tão prometida volta de Jesus, mesmo sem ver o Senhor.

Que nossa fé não se abale durante a espera, mas se fortaleça, lembrando sempre que Deus não mente (Hb 6:18) e cumpre o que promete.

Compartilhar.

Sobre o autor

Deixe um comentário