Lição 11: A casa de Deus | Êxodo

0

Ao longo da história, Deus tem se empenhado em estar mais perto de nós. A própria ideia de construir um santuário (Êx 25:8) revela Seu desejo de fortalecer os laços com a humanidade.

É interessante perceber que o santuário não era apenas um lugar de adoração, mas também um modelo do modo como o Senhor remove o pecado e restaura o relacionamento com Seu povo.
Para os israelitas, o santuário era uma lembrança constante de que, mesmo sem verem Deus, deveriam confiar em Sua presença. Por si só, ele era apenas uma construção, semelhante a outras tendas da época. O que o tornava sagrado era o fato de abrigar a presença do único Deus verdadeiro.

Uma interação ainda mais profunda aconteceu quando a Palavra se tornou carne e viveu entre nós (Jo 1:14). Paulo explica que o Senhor se fez humano para se identificar plenamente conosco (Hb 2:11). Isso mostra a grandeza do esforço divino para manter-se conectado com a humanidade, pois Deus se rebaixou até nós para revelar Seu amor de uma forma que pudéssemos compreender.
Assim, se no passado Deus manifestou Sua presença no santuário e plenamente na encarnação, hoje Ele também deseja permanecer perto de cada um de nós.

Está disposto a deixar Deus habitar em seu coração?

Compartilhar.

Sobre o autor

Deixe um comentário