Lição 10 – Expiação

0

Se o livro de Levítico fosse encarado como um quiasma, poderíamos certamente ver no capítulo 16 o núcleo dele, e, portanto, a parte mais importante. De qualquer forma, o Cordeiro e o Yom Kippur são o eixo em torno do qual todo o livro gira. Como já vimos, Levítico trata das cerimônias do santuário e de aspectos práticos e corriqueiros da vida, como alimentação e sexo. O foco é sempre a santidade com que devemos viver. Uma vida dedicada ao Senhor, conforme escreveu Paulo: “Se vocês comem, ou bebem ou fazem qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus” (1 Coríntios 10:31).

Levítico 16 mostra o meio para termos nossos pecados perdoados e para vivermos uma vida de santidade: o Cordeiro é esse meio. A expiação provida por Ele é o caminho para a vida que Deus quer que vivamos.

A lição desta semana focaliza o Dia da Expiação (Yom Kippur), quando o tabernáculo era purificado dos pecados simbolicamente registrados nele durante todo o ano litúrgico. Essa cerimônia apontava para o juízo pré-advento em processo no santuário celestial, no fim do qual tudo estará purificado e a história do pecado a seguir estará com seus dias contados – o diabo, seus anjos e os ímpios serão destruídos por ocasião da etapa executiva e final do juízo.

Expiação representa esperança para os salvos. Fala de vindicação e vitória eterna pelo sangue do Cordeiro. Leve tudo isso em consideração ao estudar o tema desta semana da sua COMtexto Bíblico.

Compartilhar.

Sobre o autor

Pastor, jornalista, editor da revista Vida e Saúde e editor associado da ComTexto

Deixe um comentário