Você já deve ter ouvido a expressão “Vai vendo”. Apesar de ela caber em vários contextos, entendemos que ela caberia muito bem no episódio em que Jesus valoriza a atitude de uma doadora extrema.
Aquela pobre mulher, viúva, e de quase nenhum recurso, foi uma doadora radical. Sobre ela, Jesus disse: “Afirmo-lhes que esta viúva pobre colocou na caixa de ofertas mais do que todos os outros. Todos deram do que lhes sobrava; mas ela, da sua pobreza, deu tudo o que possuía para viver” (Marcos 12:43,44)
A entrega do seu tudo se manifestou em sua limitada oferta: apenas duas moedinhas de cobre, que pouco valiam do ponto de vista monetário, mas significavam muito na perspectiva da fé.
Isso nos indica mais uma vez que a entrega da oferta jamais será um fim em si mesma. O espírito de adoração deve ser nosso verdadeiro impulso para que façamos doações, bem como a devolução dos dízimos.
A fé da pobre viúva comoveu o coração de Jesus. Entre tantas demonstrações públicas de ofertas robustas, a sua discreta entrega, irrelevante para uma comunidade religiosa orgulhosa, não passou despercebida aos olhos Daquele que está acima dos valores sociais.
A viúva deu tudo o que tinha para viver, ou seja, ela deu a sua vida.
Vai vendo!