Lição 3 – Entrevista secreta

0

A tirinha desta semana é bastante conhecida, mas para quem ainda não conhece, ela tem a ver com aquele momento em que a gente se depara com algo que dá um nó na cabeça. Pode ser algo muito complicado, absurdo ou reflexivo, mas que de todo modo nos desafia a chegar ao entendimento exato.

No caso da lição desta semana, estamos falando de como o diálogo secreto de Nicodemos com Jesus o deixou perplexo. Mas será que Nicodemos realmente não entendeu a proposta de Jesus ou ele apenas tentou sair pela tangente para não ter que lidar com a reforma espiritual necessária, inclusive para ele, líder religioso?

Para começar, Nicodemos procurou Jesus “na surdina” a fim de não se comprometer totalmente. Ele tinha uma reputação e, mesmo atraído pelo Mestre, ainda não sabia aonde a iniciativa poderia levá-lo.

Para as pessoas “politicamente corretas”, pode ser mais difícil aceitar a realidade de que sempre há mudanças para serem feitas. Para “bons cristãos”, pode ser até afrontoso pensar em ajustes no caráter. Para “pessoas do bem” ou que “amam”, entender que somos um projeto inacabado, e que a obra começada só termina com a glorificação, pode ser assustador.

Sim, querido jovem, eu e você (se não estamos) deveríamos estar numa jornada de ascensão, na qual cada degrau nos leva ao renascimento. E não importa se somos tão teologicamente embasados como Nicodemos era: sempre há uma camada mais densa a ser moldada pela palavra, comunhão e contemplação de Jesus.

A boa notícia? A boa notícia é a Boa-Nova. Jesus é a Boa-Nova que já fez todo o trabalho duro. Sendo assim, Ele não está nos ordenando a nascer de novo. Na verdade, Ele está nos ofertando novo nascimento, afinal, quem Nele está nova criatura (sempre) será.

Compartilhar.

Sobre o autor

Jornalista, editora da ComTexto. Mestre em ciência e pós-graduada em Teologia

Deixe um comentário