A tirinha da lição desta semana focaliza os principais erros doutrinários e ideologias que Satanás usa na tentativa de ofuscar as verdades contidas nas três mensagens angélicas. Erros que são verdadeiras cortinas de fumaça diabólicas.
O primeiro quadro da tirinha remete à antiga adoração ao deus Sol, ainda presente em nossa cultura, até mesmo em resquícios linguísticos como as palavras “Sunday” e “Sonntag” (dia do Sol, em inglês e alemão, respectivamente). A observância do domingo como dia sagrado em lugar do sábado do sétimo dia opõe a autoridade humana à divina. Afinal, o sábado foi criado por Deus (Gênesis 2:1-3), enquanto o domingo foi trazido para o cristianismo em 321 d.C. por um decreto do imperador romano Constantino e autenticado pelo papado. Catecismos antigos e literatura oficial católica honestamente reconhecem a mudança no dia de guarda.
O segundo quadro mostra uma forma mais sutil de desviar o foco do Pai celestial, posicionando o holofote sobre a chamada “Mãe Terra”. Cristãos têm embarcado nessa “onda”, sem se dar conta do caráter místico dela (precisamos diferenciar mordomia de panenteísmo). A Mãe Terra é a antiga deusa Gaia, e a crença nela é totalmente pagã. Associar o domingo a essa deusa e ao moderno ambientalismo foi só um pulinho. Hoje fala-se em “domingo climático” como uma proposta útil de combate às mudanças climáticas (saiba mais aqui: https://www.youtube.com/@michelsonborgesOL/search?query=ecomenismo).
O último quadro traz a representação de uma sessão de contato com mortos, o outro grande engano que contraria os ensinos bíblicos com respeito ao estado do ser humano na morte – obra-prima satânica inaugurada no Éden e disseminada ao longo da história nas culturas, nas religiões e, em nosso tempo, nas produções culturais.
E assim, com essas e outras heresias entorpecentes, o inimigo de Deus vai tentando prejudicar a pregação do Evangelho eterno e das três mensagens essenciais do Apocalipse. Ele pode tentar à vontade, mas a verdade triunfará!
Assista a este vídeo e saiba mais: https://www.youtube.com/watch?v=hqMKA7aWk7k&t=1127s