O que você conhece da história dos pioneiros adventistas? Aliás, quanto você conhece da própria história da Igreja Adventista do Sétimo Dia? Como adventistas, faz muita diferença entender as origens da comunidade religiosa à qual pertencemos, pois isso ajuda a fortalecer nosso senso de identidade.
E por que a identidade é tão importante? Por inúmeras razões, mas, especialmente, na atualidade, em que pouco valor se dá à coesão; e pouco importam as definições específicas – saber quem se é já é muita coisa.
É por isso que a tirinha desta semana traz a história do primeiro missionário adventista: John Andrews.
Imagine-se com o currículo dele. Se hoje em dia tais habilidades seriam valorizadas, imagine no século 19! Andrews poderia encontrar o melhor emprego para ganhar o melhor salário; porém, ele decidiu entrar para o rol da identidade adventista, como o pioneiro das missões além-mar.
Como se lembrarão de nós? Ao nos descreverem, num futuro não tão distante, que contribuições teremos dado ao mundo, à sociedade, à nossa igreja? De que maneira, nossa caminhada cristã tem ajudado a fortalecer a identidade adventista?
Essas são algumas questões que nos vêm à mente quando observamos a vida de Andrews e sua resposta ao sofrimento. Certamente, temos muito a aprender com aqueles que fundaram nossa igreja, estabeleceram nossas crenças bíblicas e se doaram a fim de espalhar as três mensagens angélicas. Graças a eles, estamos aqui, em pleno século 21, lutando para não deixar essa mensagem morrer.